Jornal da Band

Zoológico do Rio terá de devolver girafas importadas da África do Sul

Inquérito apura indícios de maus tratos e irregularidades na importação do animais.

Fernando David

O Ministério Público pediu que o zoológico Bioparque, do Rio de Janeiro, devolva as girafas importadas da África do Sul após suspeitas de ilegalidade na compra e de maus-tratos.

A Polícia Federal foi ao resort Portobello e encontrou girafas presas em baias sem luz. O tamanho do recinto deveria ser 30 vezes maior para se adequar à lei.

Na semana passada, dois homens foram levados à delegacia para dar explicações sobre a morte de três animais que tinham tentado fugir e morreram de um problema cardíaco provocado por estresse.

A compra das 18 girafas foi a maior importação de animais de grande porte já feita no Brasil. Mas agora, o Ministério Público Federal quer que elas sejam devolvidas imediatamente, ao seu habitat natural, na África do Sul. O inquérito apura indícios de maus tratos e irregularidades na importação do animais.

Uma portaria do Ibama proíbe a importação de animais retirados da natureza. O Bioparque alega que a compra foi aprovada pelos governos do Brasil e da África do Sul, e diz que as girafas fariam parte de um projeto de conservação da espécie. 

Mas as autoridades suspeitam que algumas delas seriam revendidas para outros zoológicos - o que é proibido por lei.

A morte das girafas levou manifestantes a fazerem um protesto, domingo, na porta do Bioparque.

Tópicos relacionados