A Barbie, boneca mais famosa do mundo, completa 65 anos. Ela já fez de tudo e continua influente. Criticada por reforçar estereótipos, agora ela também é um símbolo feminista.
Na semana do aniversário da boneca, a brasileira Maíra Gomez, conhecida nas redes sociais como "cunhã-poranga", tem 7 milhões de seguidores e compartilha a rotina da sua comunidade indígena na internet, foi homenageada com uma boneca personalizada. De etnia Tatuyo, ela ganhou uma Barbie com seu rosto e uma roupa típica dos povos originários amazonenses.
Apesar dos mais de 250 empregos que já teve ao longo das décadas, a Barbie ainda não está pensando na aposentadoria.
A boneca, que virou um ícone da moda, já foi muito criticada pela superficialidade. Mas, atualmente, é vendida em mais de 35 tons de pele, 97 penteados e nove tipos de corpos diferentes.
Em 2023, a barbiemania voltou com tudo por causa do filme, que faturou mais de R$ 9 bilhões em bilheteria no mundo todo. O longa é recheado de mensagens feministas e positivas para as novas gerações.
Além de ter conquistado o público, o filme foi sucesso de crítica. "Barbie" está indicado a oito categorias do Oscar, maior premiação do cinema, que acontece no próximo domingo (10).