Jornal da Noite

Brasileiro comanda primeiro transplante de rim de porco para humano nos EUA

Essa é a primeira vez que um procedimento cirúrgico é feito em um paciente vivo. Em 2021, o procedimento foi realizado em uma pessoa com morte cerebral

Por Eduardo Barão

Um hospital de Boston, nos Estados Unidos, realizou uma cirurgia de transplante de rim de porco, geneticamente modificado, para um paciente humano vivo, nesta quinta-feira (21). O médico brasileiro Leonardo Riella comandou a operação.

O transplante foi feito em um homem de 62 anos, no último final de semana. Caso seja bem sucedido, a descoberta oferecerá esperança a centenas de milhares de pessoas que não têm rins funcionando e aguardam na fila do transplante convencional.

Quando um órgão é transplantado entre espécies diferentes, a operação é chamada de xenotransplante - tipo de operação que vem crescendo na medicina.

Até agora, os sinais são promissores. Segundo o hospital, o novo rim começou a produzir urina logo após a cirurgia, e a condição do paciente continua melhorando. O homem  já caminha pelos corredores do hospital e pode receber alta em breve.

Nos Estados Unidos, 800 mil pessoas sofrem com problemas nos rins e mais de 100 mil estão na fila esperando por um transplante.

Tópicos relacionados