A preservação de sítios arqueológicos é um desafio por todo o Brasil. Só o Ceará abriga mais de 300 mil artefatos. Protegê-los é também proteger nossa história.
Segundo dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Ceará possui mais de 1.300 sítios arqueológicos. Em Fortaleza e na Região Metropolitana, algumas descobertas recentes, como o sítio Estação Chico da Silva, revelaram artefatos incríveis.
O Instituto Tembetá, é uma das maiores referências na preservação arqueológica no Ceará. Estão guardados mais de 300 mil artefatos que contam histórias de um tempo muito anterior à chegada dos europeus ao Brasil.
Outras cidades brasileiras têm mostrado que é possível alinhar o crescimento urbano à preservação da história. A expectativa é de que Fortaleza também proteja essa identidade cultural.
A preservação dos sítios arqueológicos é um esforço coletivo. Proteger esse patrimônio é garantir que gerações futuras conheçam a origem e a riqueza da nossa história.