Os copos térmicos da marca Stanley chegaram ao Brasil em 2014 de olho no mercado do chimarrão. Mas foi ao cair nas graças dos cantores sertanejos e influenciadores digitais que o produto, que também conserva bebidas geladas, virou moda.
A estimativa é que a marca venda entre 30 e 35 milhões de unidades por ano, quase metade do mercado de garrafas térmicas do país.
Feito com placas de aço cirúrgico e soldas especiais, ele se mostrou resistente até a um incêndio. Uma americana gravou o carro todo destruído pelo fogo, enquanto o conteúdo do copo permaneceu intacto.
Só que testes químicos feitos por consumidores americanos identificaram a presença de chumbo nos copos. O metal pesado é tóxico e pode causar danos cardiovasculares e neurológicos.
O impacto à saúde depende diretamente da quantidade de chumbo acumulada no organismo, mas não existe nenhum nível que os médicos considerem saudável.
A fabricante Pacific Market International confirmou a utilização de chumbo na vedação da base do copo, mas afirmou que não há risco aos consumidores, já que o metal é revestido por aço inoxidável e o consumidor não tem contato direto.