Comandados por governadores republicanos, dois estados norte-americanos aprovaram medidas controversas ligando educação e religião. A primeira foi assinada pelo governador da Louisiana, Jeff Landry.
Ela obriga a exibição de um pôster com os Dez Mandamentos em "fonte grande e facilmente legível" em todas as salas de aula públicas do Estado da Louisiana. A determinação vale desde o jardim de infância até as universidades estaduais a partir de 2025.
Já uma determinação em Oklahoma obrigou que escolas públicas ensinem a Bíblia nas salas de aula. Projetos de lei semelhantes foram propostos em outros estados do país, incluindo Texas e Utah mas não foram adiante.
As controversas decisões lei revelam o crescimento da influência da religião na política americana, numa região que tem sido chamada de "Cinturão Bíblico" dos Estados Unidos. A área compreende parte do meio-oeste e do sul dos Estados Unidos, indo da Flórida até o Texas. A Louisiana e Oklahoma estão bem no miolo dessa região.
Por lá, a população é predominantemente cristã e conservadora e os habitantes frequentam bem mais a igreja do que no restante do país. Opositores democratas e entidades civis questionam a constitucionalidade da lei E alertam que podem entrar com gerar processos na justiça para derrubar a medida.