Levantamento mostra que atrair médicos para o interior é um desafio para o setor

O país tem hoje mais de 545 mil médicos, 2,69 por mil habitantes

Por Ticiano Kessler

Atrair médicos para o interior do país, fora das capitais, é um dos desafios para o setor no brasil. É o que mostra um levantamento da Associação Médica Brasileira e faculdade se medicina da USP. 

O país tem hoje mais de 545 mil médicos, 2,69 por mil habitantes, número equivalente ao dos Estados Unidos (2,6). 

O problema é a distribuição. Quase 70% das cidades brasileiras têm até 20 mil habitantes. Juntas, elas somam 16% da população do país, mas contam com menos de três por cento (2,8%) dos médicos.

Também há desigualdade entre as regiões. No sudeste são 3,62 por 1000 habitantes, centro-oeste 3,28 por 1000 e sul 3,12 por 1000 habitantes.

“É preciso um programa de estado de carreira para médicos para que tenham profissionais nas pequenas cidades”, afirmou César Eduardo Fernandes, da Presidente Da Associação Médica Brasileira.

A associação também aponta que faltam programas para formação de médicos especialistas. 

E que 60% das vagas para residência médica estão concentradas em apenas quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

“A importância da residência médica, que acompanha o aumento da formação na graduação. Esse é um desafio que nós temos condição de enfrentar, junto com o Ministério da Educação”, afirmou Nísia Trindade, Ministra da Saúde.

Mais notícias

Carregar mais