É crise demais. A mais desgastante claramente artificial, a do PIX e é preço da comida indigesto demais - os salários não estão aguentando. Dois fatores que explicam automaticamente uma forte queda de popularidade.
Mas, mesmo assim, essa aprovação despencando de 35% para 24% chega até a surpreender. De tão ruim. Nunca teve nada parecido nos três mandatos de Lula. E não se pode ficar só com o preço da comida e o episódio do PIX, com reação mal pensada do governo, para entender esse péssimo resultado da pesquisa.
A comunicação entra aí, claro, mesmo já tendo passado por mudanças, mas o governo tem que avançar na autocrítica, e isso só será possível se o presidente se incluir nela. As análises já estão aí, lembrando que as falas descuidadas, por exemplo, sobre juros, dólar e ajuste fiscal, se afastando da realidade. Devem entrar nesse balanço, que, depois da pesquisa, o governo tem que fazer.
Um governo, até agora, sem marca. Sem um grande projeto que funcione - inclusive como mensagem - para o público. E este - como qualquer analista insiste - é um grave ponto fraco. Pode ser o mais sério.