Ninguém pode acusar o presidente americano de falta de clareza: agora, o que poderia ter sido visto, no começo, como apenas uma ideia absurda, que logo seria amenizada ou mesmo corrigida, está aí exposta, sem hipótese de engano. É isso mesmo: Trump reafirmou e ampliou o seu plano inicial para Gaza. Não só quer tirar os palestinos de sua terra, como garante que quem sair agora não poderá voltar.
E mais: limpando o enclave - ele usa mesmo o verbo "limpar" - nascerá ali um belo empreendimento imobiliário. Gaza viraria um balneário de luxo. O que parece surreal já faz parte do projeto do presidente mais poderoso do mundo. Quem viu o nosso excelente Canal Livre, com os professores Daniel Feldman e Salem Nasser, pode avaliar a dimensão inacreditável do que acontece na região. E o que ainda acontecerá - o que pode ser muito pior.
A começar pelas possíveis reações do Hamas - que já começa a dar novos sinais. Com o seu potencial de ação violenta - que, apesar de muito atingido pelas forças de Israel, não está neutralizado. Pode ser até... o contrário.