Jornal da Noite

Pesquisa diz que condenação de Trump pode ter pouco peso nas eleições nos EUA

Trump foi condenado por 34 fraudes fiscais, cuja pena máxima para cada uma é de 4 anos de prisão

Por Eduardo Barão

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (31) mostra que a condenação de Trump pode ter pouco peso na decisão dos eleitores. 

Vamos aos números: 39%dos entrevistados disseram que o veredicto do júri não vai interferir no voto. Já 26% afirmaram que a condenação torna mais provável a escolha em Trump. Já 27% estão menos inclinados a votar no republicano. E 8% não souberam responder.

O tamanho da sentença é outro assunto em debate. Trump foi condenado por 34 fraudes fiscais, cuja pena máxima para cada uma é de 4 anos de prisão. 

Mas por ser um crime não violento, o juiz pode determinar o que é chamado por aqui de cumprimento simultâneo. As penas não são somadas, e apenas uma delas é cumprida.

Por isso, juristas entendem que a condenação máxima de Trump pode ser de até 4 anos. Mas as chances do ex-presidente parar atrás das grades são pequenas. A idade de Trump, que completará 78 anos em junho e o fato dele ser réu primário jogam a favor dele.

Independente do peso da sentença uma coisa é certa: Trump, que é pré-candidato do partido republicano, poderá concorrer à presidência normalmente.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais