Faltando dois meses para as eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral lançou uma campanha de combate à desinformação.
A partir desta terça-feira (6), qualquer pessoa pode ligar gratuitamente para o número 1491 e denunciar à Justiça Eleitoral informações falsas nas campanhas municipais.
A central vai receber o relato, verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a polícia federal ou ministério público eleitoral.
A Polícia Federal também vai ter um painel de acompanhamento das denúncias recebidas, investigações em andamento e ações realizadas contra crimes eleitorais. Um acordo para o combate às notícias falsas também foi feito com as plataformas de redes sociais.
Segundo o TSE, elas deverão colaborar para garantir o voto livre e sem contaminação por mentiras.
Essa iniciativa conta com a participação de doze associações ligadas ao jornalismo profissional. No início do ano, o tribunal deixou claro que desinformação promovida por candidato, partido, federação ou coligação terá punições, como por exemplo, o impedimento a concorrer a mandatos eletivos por oito anos.