Notícias

Lago no fundo do mar e montanha subaquática: 80% do oceano ainda não foi mapeado

Muito além dos sete mares: acredita-se que 80% dos oceanos ainda não tenham sido explorados ou mapeados

Tania Valéria Gomes

Turistas da SpaceX mostram imagem do planeta Terra visto do espaço Inspiration4
Turistas da SpaceX mostram imagem do planeta Terra visto do espaço
Inspiration4

A Terra tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água. É conhecida como Planeta Azul. E ainda assim está cheia de mistérios em seus oceanos. De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), dos Estados Unidos, mais de 80% do oceano ainda não foi observado, explorado ou mapeado.

Cerca de 97% de toda a água da Terra está no oceano. Do que sobra, 2% está congelada nas calotas polares e geleiras. Menos de 1% é água doce, e uma pequena parte é vapor. De acordo com o National Geophysical Data Center, da NOAA, o oceano tem 1.338.000.000 km³ de água.  

Além disso, acredita-se que conhecemos menos de 10% das espécies que habitam os oceanos.  

Você sabia que há lagos no fundo do mar?

Sim e eles também são chamados de lagos de salmoura. Como estas formações têm uma salinidade maior, suas águas não se misturam com a água do mar, formando uma depressão claramente distinta do ambiente ao redor.

Algumas substâncias tóxicas podem ser encontradas nestes lagos submarinos, como o metano, que mata boa parte da vida selvagem que se aproxima. Mas há espécies adaptadas para este tipo de ambiente, como o mexilhão.

Qual é o ponto mais profundo do oceano?

A profundidade média do oceano é de 3,7 quilômetros. Mas o ponto mais profundo fica na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico. 

A “Depressão Challenger”, como se chama o local mais profundo do planeta, ficam em Guam e tem 10,9 quilômetros de profundidade. Ela recebeu este nome porque a primeira equipe a estimar a sua profundidade viajou a bordo do HMS Challenger, em 1875. 

Qual é o ponto do oceano mais distante da terra?

Quem quiser se afastar de tudo e de todos, pode rumar para a coordenada 48°52.6'S 123°23.6'W ou, como é conhecido, o Ponto Nemo, que recebeu o nome em homenagem ao capitão Nemo, personagem do livro "Vinte mil léguas submarinas", de Júlio Verne.

Este ponto no Oceano Pacífico fica a 2.688 km da porção de terra mais próxima. Ao norte do Ponto Nemo está a Ilha Ducie, que faz parte das Ilhas Pitcairn. Motu Nui, que faz parte da Ilha de Páscoa, fica ao noroeste. E a Ilha Maher, que faz parte da Antártida, fica ao sul.

Há montanhas debaixo d'água?

Sim! E a maior delas é o Monte Pico, nos Açores, Portugal, segundo o Guinness - Livro dos Recordes.

Embora o Mauna Kea tenha o título de maior montanha do mundo, "apenas" 6 mil metros dele está embaixo d'água, contra 6,028 metros do Monte Pico, dando à montanha portuguesa o título de Maior Montanha subaquática.

O oceano tem diversas cadeias de montanhas, são exemplos: a dorsal Mesoatlântica, a dorsal de Reykjanes e a dorsal do Pacífico Oriental.

Há muitos tesouros no fundo do mar?

Sim, mas sob a perspectiva da arqueologia, não monetária. O oceano é um verdadeiro museu debaixo d'água. A National Geographic já chegou a estimar que há mais artefatos históricos no leito marinho do que em todos os museus do mundo juntos.

Recentemente, um mergulhador amador encontrou no Mediterrâneo uma espada que acredita-se ser da época das Cruzadas. Estima-se que ela tenha cerca de 900 anos e estava em uma enseada natural perto da cidade de Haifa, em Israel. Arqueólogos disseram que a região, provavelmente, seria ponto de abrigo de marinheiros daquela época.

Por causa da importância histórica, as leis de diversos países, incluindo o Brasil, definem os achados arqueológicos como patrimônio público e uma pessoa que seja pega tentando vender um artefato antigo pode ser presa.

No início deste ano, por exemplo, a Polícia Federal do Acre prendeu um homem que se intitulava "caçador de relíquias". Ele tentava vender pela internet garrafas do século 19. O material foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Tem ouro no oceano?

Tem, mas muita calma antes de vestir sua roupa de mergulho. De acordo com o NOAA, o ouro é muito diluído. Segundo estudos, há cerca de uma grama de ouro para cada 100 milhões de toneladas métricas de água do oceano no Atlântico e no norte do Pacífico.

Há ainda ouro não diluído, mas a dificuldade de encontrá-lo também é muito grande e não vale o esforço. Como o oceano é bastante fundo, depósitos de ouro ficariam a cerca de 2 ou 3 km de profundidade e ainda estariam incrustados nas rochas, ou seja, precisaria ser minerado. Além de tomar um tempo danado, o custo não vale a pena. 

O que é a ilha do lixo?

A Ilha do lixo do Pacífico não é uma exatamente uma ilha, mas uma forma de se referir a uma imensa quantidade de lixo espalhada por uma porção de água entre os estados americanos do Havaí e da Califórnia, e que, estima-se, seja maior do que o Texas, embora o verdadeiro tamanho seja difícil de mensurar.

Correntes do oceano transportam todo tipo de lixo para a região. Há desde redes de pesca abandonadas a microplásticos, que são peças menores de 5 mm.

Já no oceano em geral, o tipo de lixo mais comum é a bituca de cigarro. A maioria dos filtros de cigarro são feitos de acetato de celulose, um material comparável ao plástico bastante difícil de se degradar. Os raios solares conseguem quebrar as fibras que formam o filtro em pedaços menores, mas não o suficiente para que ele se desmanche e desapareça completamente.

Oceanos produzem oxigênio?

Sim. Os cientistas estimam que entre 50 e 80% de todo o oxigênio produzido no planeta tenha origem nos oceanos. A maior parte desta produção é feita por algas e por bactérias que conseguem fazer fotossíntese.

Embora responda por boa parte do oxigênio no mundo, é importante ressaltar que a vida marinha absorve a maior da própria produção.

Por que o oceano é salgado?

Em termos gerais, o salgado do oceano tem duas fontes principais: a água que escorre da terra e as fissuras no leito marinho.  

A chuva tem a água levemente ácida, que erode as rochas. Isso faz com que íons sejam liberados e eles são levados para o mar pelas correntes, segundo o NOAA. O cloreto e o sódio são os íons mais abundantes na água do mar.  

Já as aberturas no leito marinho dão passagem para fluídos hidrotermais. A água do mar penetra nas fissuras e é aquecida pelo magma do centro da Terra. Após uma série de reações químicas, a água tende a perder oxigênio, magnésio e sulfatos e ganhar elementos como o zinco e cobre.

Parte dos sais também se originam em erupções vulcânicas debaixo d'água, que liberam minerais na água.  A salinidade, geralmente, é menor nas regiões do Equador e dos polos.

Qual é o peixe mais rápido do mundo? E o maior?

O peixe mais rápido não é um consenso. Boa parte dos cientistas acredita que seja o peixe-vela, que poderia chegar a incríveis 109 km/h. Ele é um tipo de peixe de bico, assim como o peixe-espada e o peixe-lança. E tem um tipo de barbatana dorsal que é grande para o seu corpo, assim como uma vela para um barco. Eles nadam em grupo e comem peixes menores, crustáceos e cefalópodes, como polvos e lulas.

O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe do mundo. Ele pode chegar a 12,2 metros e pesar até 40 toneladas, embora seja incomum encontrar indivíduos deste tamanho. Não se sabe ao certo quanto tempo estes animais podem viver, mas estima-se que seja algo entre 60 e 100 anos.

Ele gosta de águas mais quentes, podendo ser encontrado nas zonas tropical, sub-tropical e temperada. E, apesar do tamanho, alimenta-se principalmente de plânctons e pequenos moluscos, que pega ao nadar com a boca aberta.

Você consegue nomear os sete mares?

Tim Maia já cantou sobre os sete mares. Muitos já se gabaram por navegá-los. Mas nem todo mundo sabe quais são os sete mares de fato. Isso porque a resposta depende do período e lugar onde se pergunta.

Segundo registros da NOAA, a literatura grega identificava as seguintes localidades como sendo os sete mares: Egeu, Adriático, Mediterrâneo, Mar Negro, Mar Vermelho, Mar Cáspio e o Golfo Pérsico.

Na literatura europeia medieval também é possível encontrar referências aos sete mares se referindo ao: Mar do Norte, Báltico, Atlântico, Medierrâneo, Mar Negro, Vermelho e Arábico.

Mas a concepção de sete mares teria mudado após a chegada dos europeus à América do Norte, ficando assim: Ártico, Atlântico, Índico, Pacífico, Mediterrâneo, Caribenho e Golfo do México.

Hoje, a lista mais comum seria: Ártico, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Pacífico Norte, Pacífico Sul, Índico e Antártico, que são comumente referidos como oceanos.

Mais notícias

Carregar mais