Notícias

Vídeo: Lama invade Macacos (MG); moradores temem rompimento de dique

Vídeos obtidos pela BandNews TV mostram correnteza descendo pelo bairro Parque do Engenho

Gabriel Marques

Um mar de água e lama invadiu a região de Macacos, em Nova Lima, Minas Gerais, na manhã desta terça-feira (11). Os moradores temem que o dique da mineradora Vale tenha se rompido. 

Vídeos obtidos pela BandNews TV mostram a correnteza descendo a Alameda Seu João, no bairro Parque do Engenho. 

A reportagem questionou a mineradora e a prefeitura de Nova Lima sobre a possibilidade de rompimento, mas, até o momento, não obteve retorno. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, informou que não houve acionamento para a região.

No último domingo (9), vídeos publicados nas redes sociais mostraram água vazando do mesmo dique de contenção. Durante o dia, houve uma série de alagamentos que deixou moradores ilhados.

Chuvas em Minas Gerais 

Ao menos 145 cidades estão em situação de emergência devido às chuvas em Minas Gerais. Na segunda (10), um carro foi arrastado após deslizamento de uma encosta na BR-040 e cinco pessoas da mesma família morreram

Vídeo: família morre soterrada em MG

Ao todo, 17 mil pessoas precisaram sair de casa por causa das enchentes - são 3 mil desabrigadas e 14 mil desalojadas. Em Honório Bicalho, Nova Lima, a água subiu tanto que é possível ver apenas parte do telhado das casas. A ponte que dá acesso à região ficou submersa.

O cenário é parecido em Raposos, Santa Luzia e Sabará.

No sábado (8), grande quantidade de água e lama haviam invadido a BR-040, na divisa das cidades de Brumadinho e Nova Lima. A Defesa Civil e a Polícia Rodoviária Federal realizaram a limpeza da área e alegaram que se tratou de um transbordamento. O local pertence à empresa Vallourec.

Após determinação da Justiça, mineradoras interromperam as atividades no estado. O Instituto Brasileiro de Mineração informou que as paralisações são temporárias e podem ser revertidas em breve, a depender da intensidade das chuvas dos próximos dias. 

Vídeo: barragens transbordam em Minas Gerais

Mais notícias

Carregar mais