Notícias

Lava Jato: PF mira obras de arte milionárias em nova fase da operação

Da Redação, com BandNews FM e BandNews TV

Lava Jato: PF mira obras de arte milionárias em nova fase da operação
Lava Jato: PF mira obras de arte milionárias em nova fase da operação
Alexandre Siqueira/Band TV

Obras de arte milionárias usadas para lavagem de dinheiro são os alvos da fase de número 79 da Operação Lava Jato. Mandados de busca e apreensão são cumpridos em endereços ligados ao filho do ex-ministro Édson Lobão. As informações são do Marcus Sadok, da BandNews FM, no BandNews TV.

Ao todo, a Operação Vernissage cumpre 11 mandados de busca, no Rio de Janeiro, Angra dos Reis, São Luís e São Paulo.

Segundo o Ministério Público Federal, a organização criminosa lavava dinheiro em obras de arte que eram declaradas à Receita por valores de até 500% a menos do valor real.

Os investigadores também apuram a lavagem de capitais no mercado imobiliário. Exemplo disso foi a compra de um apartamento de alto padrão por R$ 1 milhão em 2007, pago em espécie por intermédio de empresa dos investigados e vendido por R$ 3 milhões, em menos de dois anos, valorização não correspondente às condições do mercado imobiliário da época.

Em operação anterior, na residência do investigado, foram encontradas obras de arte que apresentavam variações significativas entre o preço de aquisição declarado e o valor de mercado, em patamares de até 1.300%.

Há indícios de crimes de corrupção, fraudes licitatórias, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O grupo é acusado de cobrar e receber propinas para contratos bilionários firmados entre a Petrobras e Transpetro.

Mais notícias

Carregar mais