Notícias

Líderes do G20 estabelecem compromisso de frear aquecimento global

Jamil Chade, colunista do Grupo Bandeirantes, revela informações exclusivas da cúpula

Da Redação, com BandNews TV

Líderes do G20 chegaram a um acordo sobre as mudanças climáticas na cúpula que acontece em Roma e termina neste domingo (31). As informações são de Jamil Chade, colunista internacional do Grupo Bandeirantes, que tem acesso exclusivo aos bastidores do encontro.

Depois de uma noite de intensas negociações, a declaração final da cúpula, que será divulgada ainda neste domingo, terá um compromisso de frear o aquecimento global em 1,5 graus Celsius. 

Medidas específicas para que isso aconteça não serão detalhadas, uma vez que o assunto continuará sendo discutido na Cop26, a Conferência do Clima da ONU, que começa neste domingo em Glasgow, na Escócia. 

Ainda no assunto clima, s governos dos Estados Unidos e do Brasil estão negociando um acordo de redução de emissões que pode ser anunciado nos próximos dias. 

Compromisso pela vacinação

Conforme antecipado por Jamil Chade no sábado, o G20, que reúne as 20 nações mais industrializadas do planeta, também fechou um compromisso importante sobre a vacinação contra a Covid-19. 

O documento final da cúpula terá um compromisso de vacinar 70% da população de cada país do mundo até junho de 2022, o que permitiria o fim da fase mais aguda da pandemia.

Hoje há uma grande produção de vacinas, mas uma concentração elevada de doses em um pequeno número de países. Na África, por exemplo, só cinco das 54 nações do continente terminarão o ano com 40% da população imunizada. 

Tópicos relacionados

  • Internacional

Mais notícias

Carregar mais