Notícias

"Lockdown em São Paulo é fake news", diz Covas em debate da Band

Da Redação 19/11/2020 • 23:15 - Atualizado em 20/11/2020 • 00:01
Bruno Covas (PSDB) durante debate da Band do segundo turno
Bruno Covas (PSDB) durante debate da Band do segundo turno
Kelly Fuzaro/Band

Prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB) negou que a administração esteja pensando em fechar comércios e adotar outras medidas mais restritivas diante do aumento de internações por Covid-19. Segundo afirmou o tucano no debate desta quinta-feira (19) na Band, qualquer hipótese do chamado lockdown neste momento na capital paulista é notícia falsa.

“A realidade é que os números da secretaria da saúde mostram que há estabilidade no número de casos, estabilidade no número de óbitos e aumento no número de internações”, disse o candidato do PSDB, acrescentando que mais leitos podem ser oferecidos tanto na rede pública como na privada para “que ninguém fique sem tratamento”. 

“Isso de passar a eleição e ter lockdown é fake news. A gente trata a realidade de acordo com a ciência. Não há espaço neste momento para flexibilizar mais, mas não há qualquer número que indique a necessidade de um lockdown. É preciso refutar isso que está sendo disseminado”, completou Covas. 

Em sua réplica ao tema do novo coronavírus, introduzido no debate pela jornalista Sheila Magalhães (BandNews FM), o adversário do tucano no segundo turno, Guilherme Boulos (PSOL), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro e o governador do Estado, João Doria (PSDB), protagonizaram um “espetáculo lamentável com o tema da vacina” e “transformaram um tema de interesse de todos em disputa política”. 

O candidato acrescentou ainda que “é no mínimo estranho” que a atualização do Plano SP, que trata das medidas contra a pandemia na capital, tenha ficado para 30 de novembro, um dia depois do segundo turno.  

Na tréplica, Covas disse que sua gestão respeita as orientações das áreas de vigilância sanitária e da saúde e que não há partidarização ou politização do tema. “Precisamos de experiência para enfrentar a pandemia e o pós-pandemia e gerar emprego e renda na cidade de São Paulo”, concluiu. 

  • bruno covas
  • psdb
  • prefeitura
  • sao paulo
  • eleições
  • debate
  • band