Notícias

Lula anuncia Belém como sede da COP 30 em 2025

Anúncio foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais ao lado do ministro das Relações Exteriores e do governador do estado do Pará

Da redação

Lula anuncia Belém como sede da COP 30 em 2025
Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a cidade de Belém do Pará como sede da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP). Lula estava ao lado do ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e com o governador do Pará, Helder Barbalho.

Lula, que participou da COP-28 nos Emirados Árabes Unidos em maio deste ano, afirmou que os líderes mundiais colocam a Amazônia como tema em todos os eventos. Segundo ele, este foi o motivo que impulsionou a aprovação.

“Uma coisa importante que convenceu as pessoas a aprovarem o estado do Pará é que eu dizia que eu já participei de COP no Egito, já participei em Paris, já participei de COP em Copenhague, e o pessoal só fala da Amazônia. Então, eu dizia, “por que não fazer uma COP no estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? ”, destacou Lula

O governador do estado, Helder Barbalho, afirmou que a ‘Amazônia está preparada para receber o planeta’ no evento que reúne líderes mundiais. 

“É uma satisfação muito grande. Queria festejar o nosso país como sede do mais importante evento de mudança climática do planeta. Aumenta nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado e acima de tudo a responsabilidade da agenda ambiental. Trabalhando para mostrar que a Amazônia está preparada para receber o planeta”, disse o governador.

Essa será a primeira vez que o Brasil recebe a conferência sobre as mudanças climáticas das Nações Unidas. A aprovação aconteceu no último dia 18 de maio e o evento será realizado em novembro de 2025. 

“As Nações Unidas aprovaram, no último dia 18 de maio, a realização da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança no Clima na cidade de Belém do Pará, em novembro de 2025”, declarou Mauro Vieira.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais