O presidente Lula dispensou três dos sete membros da Comissão de Ética da Presidência da República, nesta terça-feira (7).
Até hoje, todos os sete membros tinham sido nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro - dois tinham sido indicados em novembro de 2022, quando Bolsonaro já tinha perdido as eleições.
Foram dispensados: Célio Faria Júnior, ex-ministro da Secretaria de Governo; João Henrique Nascimento de Freitas, ex-assessor especial da Presidência; Fábio Prieto de Souza, atual secretário de Justiça de São Paulo.
Foram nomeados, para essas vagas: Bruno Espiñeira Lemos, advogado que compôs o grupo de Transparência, Integridade e Controle na transição de governo; Kenarik Boujikian, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo e Manoel Caetano Ferreira Filho, jurista e procurador aposentado do estado do Paraná.
Criada por decreto presidencial em 1999, a Comissão de Ética Pública é responsável por analisar a conduta de servidores públicos federais. Os membros do colegiado não são remunerados.