Lula e Biden se encontram na ONU para destacar ponto de convergência ideológica

A reunião Biden-Lula sobre trabalho "pode acabar por ser bastante vaga, uma convocação de um grupo de reflexão"

Por Moises Rabinovici

Lula e Biden se encontram na ONU para destacar ponto de convergência ideológica
Lula e Biden se encontram na ONU
Ricardo Stuckert

Lula e Biden se encontram hoje na ONU para "destacar um ponto de convergência ideológica", como espera o jornal Washington Post em seu boletim desta quarta aos assinantes: os direitos dos trabalhadores.

O boletim do Post explica: "O líder brasileiro é um ex-trabalhador e aliado do movimento sindical de seu país. Três dos mais importantes líderes sindicais brasileiros juntaram-se à delegação de Lula em Nova Iorque e participaram numa reunião ao lado do presidente com representantes do sindicato United Auto Workers, cujos milhares de trabalhadores americanos estão atualmente em greve contra os três grandes fabricantes de automóveis dos Estados Unidos".

A reunião Biden-Lula sobre trabalho "pode acabar por ser bastante vaga, uma convocação de um grupo de reflexão empenhado em pensar como será o futuro da classe trabalhadora numa era de automação, digitalização e precariedade crescente". 

O presidente da CUT, Sérgio Nobre, declarou ao Post: "Ambos os países sofreram com a extrema-direita nos últimos anos. As tentativas de enfraquecer a negociação coletiva ao serviço das grandes empresas e dos interesses oligárquicosnão são apenas ataques aos sindicatos, mas à própria democracia".

Rei Charles III em Paris

O rei Charles passará três dias em Paris, a partir desta quarta-feira. Será recebido, com muita pompa, pelo presidente Emmanuel Macron — um rei também na charge publicada pelo jornal suíço Le Temps. A segurança na França está reforçada, porque o Papa visitará Marselha nesta sexta e sábado.

Café dos Pedidos Errados em Tóquio

No Café dos Pedidos Errados, em Tóquio, qualquer erro é perdoado: afinal, todos os garçons sofrem de demência, como um em cada cinco japoneses de mais de 65 anos. Se recebeu a sobremesa da mesa vizinha, ou a água que pediu foi esquecida, ou o garçom não trouxe o caderninho para anotar o pedido, sorria. Muitos até aplaudem.

A cafeteria, de apenas 12 lugares, dedica um dia do mês, a que chama de Orange Day, à demência, há dois anos. A ideia partiu do filho do antigo proprietário acometido de demência. Ele aluga o Café dos Pedidos Errados por um dia, mensalmente, e o governo local, em Sengawa, subúrbio de Tóquio, agora o apoia, porque o trabalho retarda a progressão da demência, que não tem cura.

Foto detalhada de uma cratera da Lua

A foto detalhada de uma cratera da Lua sempre escura e sob -183 graus centígrados foi divulgada pela NASA, resultado da combinação de duas imagens — uma da Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC) e a outra de um novo instrumento 200 vezes mais sensível à luz, ShadowCam.

A foto mostra o interior da cratera, com cerca de 3 quilômetros de profundidade e quase 20 km de largura, batizada em homenagem ao aventureiro anglo-irlandês da Antártica, Ernest Shackleton.

Materiais antigos de bilhões de anos podem dar aos pesquisadores um vislumbre da evolução da lua e de nossos sistemas solares, armazenados no piso congelado da cratera Shackleton. Essa área é avaliada para pouso de futuras missões à Lua.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais