Notícias

Lula e FHC apoiam presidente argentino contra proposta de Bolsonaro para o Mercosul

Alberto Fernández resiste a reduções tarifárias unilaterais no bloco econômico do cone sul

Rádio BandNews FM

FHC e Lula em encontro promovido por Nelson Jobim Reprodução Twitter
FHC e Lula em encontro promovido por Nelson Jobim
Reprodução Twitter

Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula assinam uma nota em conjunto de apoio ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, que resiste a reduções tarifárias unilaterais no Mercosul. A informação é da colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.

"Concordarmos com a posição do presidente da Argentina, Alberto Fernández, de que este não é o momento para reduções tarifárias unilaterais por parte do Mercosul, sem nenhum benefício em favor das exportações do bloco. Concordamos também que é necessário manter a integridade do bloco, para que todos os seus membros desenvolvam plenamente suas capacidades industriais e tecnológicas e participem de modo dinâmico e criativo na economia mundial contemporânea", diz a nota

O ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, tem insistido na redução das tarifas, mas os argentinos temem pela indústria do país.

Os argentinos defendem porcentuais menores de reajuste e querem que ela incida principalmente em bens intermediários —produtos finais teriam as tarifas na sua maioria preservada.

O governo Jair Bolsonaro considera a proposição argentina pouco ambiciosa e mais uma mostra da linha protecionista do presidente Alberto Fernández.

Tópicos relacionados

  • Política

Mais notícias

Carregar mais