Lula encontra com Marina após reunião com Tebet

Presidente eleito tenta equacionar demandas para organização da nova esplanada de ministérios

Da Redação, com Band Brasília

Lula organiza aliados para ministérios REUTERS/Ueslei Marcelino/File Photo
Lula organiza aliados para ministérios
REUTERS/Ueslei Marcelino/File Photo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira (23) em Brasília, com a ex-ministra e deputada eleita Marina Silva (REDE-SP), às 14h, para negociações organização de ministérios do novo governo. Marina é cotada para o Ministério do Meio Ambiente. 

Faltam 16 nomes serem anunciados e a expectativa é que partidos aliados sejam contemplados com cargos no primeiro escalão do futuro governo.

Durante a manhã, Lula se reuniu com a ex-candidata à presidência da República e senadora Simone Tebet (MDB-MT), para tentar definir qual ministério será destinado para a parlamentar do Mato Grosso do Sul. A reunião foi a portas fechadas. 

Tebet ficou na terceira colocação na eleição presidencial e se empenhou na campanha de segundo turno. Colocada como aliada essencial, o nome da senadora foi preterido do Ministério do Desenvolvimento Regional. A pasta que cuida do Bolsa Família ficou com o senador petista Wellington Dias.

A expectativa da reunião desta sexta é pela definição da participação de Marina Silva no futuro governo. A ambientalista é cotada para o Ministério do Meio Ambiente ou para a Autoridade Climática, agência que será criada para combater as mudanças climáticas e vai coordenar as ações do Brasil contra o aquecimento global.

Lula também tenta equacionar os pedidos de partidos políticos que prometem apoio no Congresso ao futuro governo. MDB, PSD e União Brasil desejam espaço na Esplanada para caminhar com o petista.

As negociações são acompanhadas pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), que também atua na coordenação da articulação política durante a transição. O presidente eleito avisou que permanece na capital federal até o meio da tarde e depois segue para São Paulo, onde passará o Natal com a família.

Lula pretende anunciar a composição final do ministério entre segunda (26) e terça (27).

Nesta quinta (22), o presidente eleito indicou 16 nomes para diferentes pastas e completou 21 dos 37 futuros ministérios já com ocupantes definidos.

Sobraram ainda postos importantes como o Ministério do Planejamento, de Minas e Energia, Desenvolvimento Regional, Comunicações, Transportes e Meio Ambiente.

Também são esperadas as nomeações para cargos importantes na estrutura pública como a presidência da Petrobras, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais