O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido nesta quarta-feira (21) pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palazzo del Quirinale. Um dos temas abordados na reunião entre os líderes foi o acordo Mercosul e União Europeia.
“Conversa com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, sobre o estreitamento das relações entre os dois países irmãos (Brasil e Itália) e o acordo entre União Europeia e Mercosul”, declarou o presidente.
Lula informou que Brasil e Itália vão atuar para aproximar as universidades e ampliar o intercâmbio comercial entre nossos países. “Minha relação com a Itália é histórica, desde a época em que fui dirigente sindical. Hoje retorno ao país para fortalecermos as relações e parcerias entre as duas nações”, completou o presidente.
Eles também falaram sobre como ampliar o intercâmbio cultural e o comércio entre o Brasil e a Itália e sobre a necessidade de equacionar o conflito entre Rússia e Ucrânia.
O presidente brasileiro estava acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e o presidente da Itália estava acompanhado da filha, Laura Mattarella, e do vice-ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Edmondo Cirielli.
Em vídeo publicado pelo Palazzo del Quirinale, Sergio Mattarella, presidente italiano, agradeceu Lula pela “defesa da democracia” e disse que a presença do petista em Roma é uma “honra para a Itália”.
Em vídeo publicado pelo Palazzo del Quirinale, Sergio Mattarella, presidente italiano, agradeceu Lula pela “defesa da democracia” e disse que a presença do petista em Roma é uma “honra para a Itália”.
"Expresso grande admiração por sua defesa da democracia contra o assalto ao Parlamento para tentar subverter os resultados eleitorais", afirmou o presidente italiano. Segundo ele, a presença de Lula é "uma ocasião para reforçar a proximidade e a amizade que ligam Brasil e Itália”.
Neste momento, Lula está no Vaticano para encontrar com o papa Francisco, esse será o primeiro encontro entre os líderes desde que o petista voltou ao Planalto. No programa “Conversa com Presidente”, o político afirmou que a iniciativa do encontro partiu dele como forma de agradecimento “a tudo o que ele fez por mim enquanto eu estava na Polícia Federal”.
Veja os compromissos de Lula na Itália nesta quarta
- Audiência com o Ex-Primeiro-Ministro da República Italiana Massimo D'Alema, às 04h30;
- Audiência com a Secretária-Geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein, às 05h;
- Reunião com o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella;, às 07h15
- Encontro com o Papa Francisco, às 09h30;
- Reunião com o Arcebispo Edgar Peña Parra, da Secretaria de Estado do Vaticano, às 10h30;
- Reunião com a Primeira-Ministra da República Italiana, Giorgia Meloni, 12h;
- Reunião com o Prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, 13h.
O presidente está em Roma desde terça-feira (20) e já realizou um compromisso oficial, com o professor Domenico de Masi. “Bom encontro e conversa com o amigo e professor Domenico de Masi. Nos encontramos em Curitiba e também quando estive em Roma antes da pandemia, em 2020. Falamos sobre o cenário político no Brasil e na Europa", publicou o petista nas redes sociais.
Após a visita à Itália, Lula embarca para a França, onde terá uma série de compromissos oficiais ao longo da semana. Veja:
Na quarta-feira (21), a agenda do petista prevê:
- Reunião com o presidente da Itália, Sergio Matarella, em Roma;
- Audiência com o papa Francisco, no Vaticano;
- Encontro com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Na quinta-feira (22), Lula viaja à França, onde participa de dois eventos em Paris, que são: Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global e de um jantar oferecido pelo presidente Emmanuel Macron, além de discursar no evento "Power our Planet”, da Global Citizen.
Na sexta-feira (23), as agendas são:
- Participação no Diálogo de Alto Nível da Cúpula, em Paris;
- Almoço de trabalho oferecido por Macron a Lula, na capital francesa.