O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá comparecer na posse do presidente eleito da Argentina, Javier Miliei, marcada para este domingo (10), em Buenos Aires. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
A informação do envio de Mauro Vieira à posse de Milei foi confirmada pela Secretaria de Comunicação da Presidência ao Band.com.br.
A decisão do Planalto se dá após Javier Milei ter enviado à Brasília a futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, onde foi oficializado o convite para Lula comparecer à posse do presidente eleito.
Ao longo da campanha presidencial, o futuro presidente argentino adotou o discurso de que, se fosse eleito, não faria negócios com o Brasil, além de promover ataques direcionados ao chefe do Executivo brasileiro, o chamando de “corrupto” e “comunista”.
No entanto, uma comitiva liderada por Jair Bolsonaro estará presente, incluindo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto.
Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro também não compareceu à posse de Alberto Fernández e foi representado por Hamilton Mourão, que na época era o vice-presidente.