O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta terça-feira (18), com governadores, prefeitos e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário para que todos debatem a segurança nas escolas. Entre os convidados, está o prefeito de Blumenau, cidade onde um homem matou crianças dentro de uma creche.
“Teremos uma reunião com ministros e representantes dos três poderes para discutirmos a proteção do ambiente escolar, medidas tomadas até aqui e ouvir avaliações sobre ações para cuidarmos da nossa juventude e futuro do nosso país”, anunciou Lula em uma rede social.
Marcada para às 9h30, o tema da reunião será a “Pactuação de Políticas de Proteção do Ambiente Escolar”. O objetivo é prevenir e enfrentar a violência nas escolas, a partir de estratégias de promoção da paz e do combate aos discursos de ódio e extremistas.
Os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (Progressistas) e Rodrigo Pacheco (PSD), e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber, estão entre os convidados.
No dia 5 de abril, o governo federal anunciou R$ 150 milhões para o combate à violência nas instituições educacionais. Um grupo de trabalho interministerial foi criado para dar celeridade às ações de suporte aos estados e municípios e para monitorar discursos de ódio nas redes sociais.