Notícias

Lula inicia hoje viagem ao Japão para participar da Cúpula do G7, em Hiroshima

Voo de Lula ao Japão para participar da Cúpula do G7 terá paradas na Cidade do México e Alasca

Da redação

Lula inicia hoje viagem ao Japão para participar da Cúpula do G7, em Hiroshima
Divulgação/Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia, nesta quarta-feira (17), a viagem para o Japão, onde será sediada a Cúpula do G7 entre 20 e 21 de maio. O petista representará o Brasil como convidado, já que o país não integra o seleto grupo das nações mais ricas do mundo.

O G7 é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália Japão e Reino Unido. A economia desses países é destacada pela forte industrialização e ótimos indicadores sociais.

Hoje, Lula embarca, às 9h, da Base Aérea de Brasília, com destino à Cidade do México. De lá, ele segue para Anchorage (Alasca), de onde parte para Hiroshima, no Japão, cidade que sediará o evento.

No mês passado, o líder brasileiro foi convidado pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, para participar do evento. Esta será a primeira vez, desde 2009, que o Brasil comparecerá à reunião. 

Vale lembrar que o G7 costuma receber líderes de outros países para ouvir perspectivas econômicas de quem não é membro. Em 2022, foram convidados pelas nações industrializadas a Argentina, Índia, África do Sul, Indonésia e Senegal.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), já está no Japão, onde prepara o terreno para a chegada de Lula ao país. O petista cumpriu agenda com a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, para discutir a reforma do Banco Mundial.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais