O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem marcado para o início da tarde desta quarta-feira (16) um telefonema com o líder norte-americano, Joe Biden. Na ligação, os chefes dos países devem tratar sobre a programação na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O encontro será realizado no mês de setembro, em Nova York. O petista fará o discurso de abertura da Assembleia Geral, como já é tradição.
Além disso, há a expectativa de que Lula e Biden conversem sobre a possibilidade de programar uma agenda bilateral entre os líderes nos Estados Unidos, ou seja, paralelo à Assembleia Geral da ONU. Outros compromissos e pautas também devem ser discutidas no telefonema.
Em fevereiro, Lula se reuniu com Joe Biden na residência oficial do governo dos Estados Unidos, a Casa Branca, em Washington. Na ocasião, eles ressaltaram a importância de uma parceria entre os países no combate às mudanças climáticas e reforçaram a defesa da democracia.
No final de julho, Joe Biden disse que o presidente brasileiro quer se encontrar com ele em breve para discussões sobre o clima. "Lula do Brasil quer se reunir comigo em breve porque, vocês sabem, há mais carbono absorvido do ar na Amazônia do que todo o carbono admitido nos Estados Unidos anualmente", disse Biden em um evento de campanha.
Na época, o presidente dos Estados Unidos não informou quando ou onde será o encontro com Lula. Porém, o Palácio do Planalto confirmou que “deve ocorrer” em breve a reunião entre os líderes.