Notícias

Lula: “O mercado, se tivesse juízo, ia à Aparecida pagar promessa para eu voltar”

Ex-presidente relembrou indicadores de crescimento da economia durante seus dois mandatos

Da Redação, com BandNews FM

Ex-presidente Lula falou sobre o crescimento econômico durante seus mandatos
Ex-presidente Lula falou sobre o crescimento econômico durante seus mandatos
Folhapress

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira, 1º, durante entrevista na BandNews FM que o mercado deveria fazer promessa para que ele voltar a presidência do país. O político relembrou indicadores de crescimento que ajudaram a economia do Brasil durante seus dois mandatos (2003-2006 e 2007-2010). 

“Eu quero saber quem é o tal de mercado que dá tanto palpite. Esse mercado está preocupado com as pessoas que estão isoladas em um quarto de 35 metros quadrados? Está preocupado com as pessoas que estão dormindo nas ruas de São Paulo? Quero saber para que serve esse mercado. Tem que dizer o que ele está fazendo de investimento”, afirmou Lula. 

“Esse mercado, se tivesse juízo, ia para Aparecida do Norte pagar promessa para eu voltar. Esse país nunca foi tão bem, nunca foi tão respeitado nos Estados Unidos, na China, na Rússia, na Alemanha, em Moçambique. O Brasil virou protagonista internacional. Fui o único presidente da história do Brasil que participou de todas as reuniões do G8”, completou.  

Esse mercado, se tivesse juízo, ia para Aparecida do Norte pagar promessa para eu voltar. Esse país nunca foi tão bem

Questionado por Reinaldo Azevedo, Lula disse que não é contra a participação dos empresários no governo. “A Petrobras não é uma empresa estatal, é uma empresa pública de economia mista com ações na Bolsa de Nova York. O Banco do Brasil também. Sou contra o governo empresarial, mas sou favorável a um governo que seja indutor do processo de desenvolvimento”, disse. 

Sou contra o governo empresarial, mas sou favorável a um governo que seja indutor do processo de desenvolvimento

“Alguns setores estratégicos não serão privatizados. Acho que Furnas não pode ser privatizado, pode ser uma empresa de economia mista. Eletrobrás, a Caixa Econômica [também]. Porque e não podem colocar ações [na bolsa] e o estado ter instrumento para investimento?”, questionou. 

O ex-presidente Lula justificou essa opção relembrando a crise nos Estados Unidos com o banco Lehman Brothers, que reverberou em vários países do mundo. “Eu disse que a crise era uma marolinha e que a gente ia ter investimento. Quem investiu? Banco do Brasil, Petrobras, BNDES e Caixa Econômica. Nós colocamos R$ 100 bilhões para o BNDES investir no PAC”, relembrou. 

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quinta-feira, 1º, do programa O É da Coisa, da BandNews FM, e foi entrevistado pelo jornalista Reinaldo Azevedo. 

Mais notícias

Carregar mais