O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (15) o projeto de lei que institui o Dia Nacional da Música Gospel, que será celebrado em 9 de junho.
Além do presidente, participaram da cerimônia o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, o deputado Otoni de Paula e a deputada Benedita da Silva, entre outros.
“A música gospel agora tem um dia nacional de celebração. Com o deputado Otoni de Paula, sancionei o projeto de lei que institui o dia 9 de junho como o Dia Nacional da Música Gospel, dando visibilidade ao importante papel da cultura, da religiosidade e da fé de milhões de brasileiros e brasileiras”, escreveu o presidente na plataforma X, antigo Twitter.
A criação de uma data comemorativa permitirá celebrar esse estilo de música, além de promover eventos e iniciativas que evidenciem sua influência para aumentar o bem-estar emocional e espiritual dos ouvintes. Estudos indicam que a exposição à música gospel contribui para a manutenção da saúde mental e o fortalecimento da fé das pessoas.
“A fixação de uma data nacionalmente dedicada à música gospel chamará atenção para esse importante vetor de conforto mental, psicológico e espiritual”, reforçou o deputado Otoni de Paula, em nome da Frente Parlamentar Evangélica.
A música gospel surgiu nos corais das igrejas americanas, no século passado, e seu nome é uma combinação das palavras God e Spell, que significa a palavra de Deus. Também foi inspiração para o surgimento de estilos musicais como blues e o jazz.
Desde sua chegada ao Brasil, a música gospel não apenas conquistou um vasto público, mas também passou a fazer parte das tradições culturais do país. O resultado foi a transformação desse gênero musical em um pilar significativo e lucrativo da indústria fonográfica brasileira, especialmente entre os evangélicos.
Dados da plataforma de música Spotify apontam que, em 2023, houve um aumento de 46% no número de ouvintes de música gospel. Ao mesmo tempo, no YouTube, foi o estilo mais procurado em 2022 em grande parte das regiões Norte e Nordeste.