O presidente eleito Lula (PT) se reuniu nesta segunda-feira (5) com o conselheiro de segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan, e disse que está animado para encontrar com o líder norte-americano Joe Biden.
“Recebi hoje do conselheiro de segurança norte-americano Jake Sullivan o convite do presidente Joe Biden para visitá-lo na Casa Branca. Estou animado para conversar com o presidente Biden e aprofundar a relação entre nossos países”, disse Lula em publicação no Twitter.
Além do petista e do conselheiro de segurança dos Estados Unidos. participaram da reunião o assessor do governo americano para a América Latina, Juan Gonzales, o vice-secretário de Estado para assuntos do Hemisfério Ocidental, Ricardo Zúñiga, e o encarregado de Negócios da embaixada do Brasil, Douglas Koneff.
Da equipe de transição de governo de Lula, participaram do encontro Celso Amorim, o senador Jaques Wagner (PT-Bahia) e o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad.
A visita e encontros agendados por Jake Sullivan com políticos brasileiros segue o mesmo objetivo da ligação que Joe Biden fez ao Lula em outubro, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a vitória do petista nas eleições presidenciais. Na época, o presidente norte-americano se comprometeu a manter canais de comunicação abertos entre os países durante a transição de governo.
Em novembro, o conselheiro de segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan, informou que Joe Biden quer se encontrar com Lula. Segundo o presidente eleito, a reunião deve acontecer apenas após a diplomação do petista no TSE, que está agendado para 12 de dezembro.
Além de Lula, Jake Sullivan tem encontro agendado com o Secretário de Assuntos Estratégicos do atual presidente Jair Bolsonaro, almirante Flávio Rocha, e o senador da república Jaques Wagner (PT).