O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, neste domingo (8), com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, no Palácio da Alvorada, em Brasília, para discutir o episódio mais recente de tensão na Venezuela.
“De acordo com o que estabelecem as Convenções de Viena sobre Relações Diplomáticas e sobre Relações Consulares, o Brasil permanecerá com a custódia e a defesa dos interesses argentinos até que o governo argentino indique outro Estado aceitável para o governo venezuelano para exercer as referidas funções”, declarou o Itamaraty em comunicado.
“O governo brasileiro ressalta nesse contexto, nos termos das Convenções de Viena, a inviolabilidade das instalações da missão diplomática argentina, que atualmente abrigam seis asilados venezuelanos, além de bens e arquivos”, completou.
No início de agosto, o governo brasileiro atendeu a um pedido da Argentina e assumiu a custódia da embaixada do país em Caracas após ter a diplomacia expulsa da Venezuela.
Maria Laura da Rocha, a número 2 do Ministério das Relações Exteriores, representa a pasta de forma interina, enquanto o chanceler Mauro Vieira cumpre agenda no Oriente Médio.