
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente do México, Claudia Sheinbaum se reuniram nesta quarta-feira (9) durante a cúpula da Celac, que ocorre nesta semana.
Na reunião, divulgada nas redes sociais do político, Lula afirma que conversou com Sheinbaum sobre "a conjuntura econômica na América Latina e Caribe, e no mundo".
"Decidimos estreitar ainda mais as relações entre nossos dois países promovendo agendas periódicas entre nossos governos e os setores produtivos da indústria do Brasil e do México", completou Lula.
Lula e Sheinbaum participam da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos em Honduras. Eles debatem, com outros 31 chefes de Estado, pautas do bloco, como integração regional, o combate às mudanças climáticas e a segurança alimentar.
O Brasil deve propor uma candidatura unificada da região para o cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), preferencialmente de uma mulher. Lula deve convidar os líderes da América Latina e Caribe a participarem da COP30, que ocorre neste ano no Brasil.