O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai telefonar para o Papa Francisco nesta terça-feira (30) às 10h, segundo a agenda oficial do Palácio do Planalto. Na conversa, Lula e o papa deverão tratar de assuntos como o processo pela paz no mundo e o fim da guerra da Ucrânia, o combate à fome e a pobreza.
Os dois estiveram juntos em 2020, quando Lula visitou o Papa no Vaticano. Na ocasião, Lula destacou: "Minha vinda à Itália teve como objetivo principal discutir com o papa Francisco a questão da desigualdade e a questão da sua luta e da sua defesa de uma boa política ambiental. Todos sabem que o mundo está ficando mais desigual. Todo mundo sabe que, na grande maioria dos países do mundo, os trabalhadores estão perdendo direitos. Todo mundo sabe que muitas das conquistas que nós tivemos no século 20 estão sendo derrubadas pela ganância dos interesses empresariais e dos interesses financeiros. Todo mundo sabe o que aconteceu no mundo depois da crise de 2008 e da queda da bolsa de Nova Iorque.
Em março deste ano, o papa deu uma entrevista ao canal argentino C5N, e disse que Lula foi condenado sem provas e que a ex-presidente Dilma Rousseff é mulher de 'mãos limpas', uma 'excelente mulher'. O pontífice também ressaltou que foi injusto o impeachment da ex-presidente.