Notícias

Macron condena invasão da Rússia e promete sanções militares e econômicas

Na madrugada desta quinta-feira, horário de Brasília, foram registradas operações militares da Rússia contra a Ucrânia

Da redação com BandNews TV

Emmanuel Macron, presidente da França, fez um discurso duro contra a Rússia após decisão do presidente Vladmir Putin de invadir a Ucrânia nesta quinta-feira, 24. O líder francês destacou apoio à Kiev e consequências militares e econômicas contra Moscou, “sem fraqueza e com sangue frio”.

Para Macron, a Rússia optou por “desprezar a soberania europeia”, o que, segundo ele, viola a carta das Nações Unidas. Em pronunciamento gravado, o presidente da França saudou “a coragem do presidente Volodymyr Zelensky [presidente da Ucrânia], das autoridades ucranianas e, também, da população”.

Macron também ressaltou que apoia a Ucrânia sem hesitação e que, sexta-feira, 25, estará reunido com o parlamento francês para debater os próximos passos do governo contra a Rússia, “proporcionais à agressão”. O presidente vê consequências “profundas e duradouras” na geopolítica da Europa, mas acredita que o mundo responderá à altura.

Rússia cruza fronteira

Putin admitiu que enviou uma operação militar para a Ucrânia em anúncio na televisão, por volta das 5h, no horário local. Tanques de guerra estão em território ucraniano depois de cruzarem a fronteira pela Península da Crimeia, tomada pelos russos em 2014.

Militares enviados pelo presidente também invadiram a Ucrânia pela fronteira com o Belarus, país aliado de Moscou. O governo belarusso negou envolvimento com a operação militar de Moscou. 

Reação

Líderes europeus se reuniram nesta manhã para coordenarem uma resposta após a invasão russa. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, também realizou uma reunião de emergência e deve falar no parlamento ainda hoje.

A ação militar da Rússia era esperada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Os Estados Unidos informaram, na noite de quarta-feira, 23, que cerca de 70 mil homens invadiriam a Ucrânia a qualquer momento.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais