O presidente da França, Emmanuel Macron, se reunirá nesta terça-feira (10) com diferentes lideranças do parlamento francês para tentar formar um novo governo após seu primeiro-ministro ser derrubado por uma moção de censura. Entretanto, o mandatário excluiu os partidos de extrema-esquerda (LFI) e de extrema-direita (RN) das conversas.
De acordo com informações do jornal “Le Monde”, Macron expressou o desejo de formar um executivo “de interesse nacional”, que junte diferentes forças políticas.
“No final das consultas realizadas desde sexta-feira, o Presidente da República convidou amanhã às 14 horas [do horário local] para o Palácio do Eliseu todos os partidos políticos, com o objetivo de constituir um governo de interesse geral”, diz um comunicado da presidência.
A França vive uma crise política desde que o ex-primeiro-ministro, Michel Barnier, tentou aprovar o orçamento de Estado sem um voto no parlamento. Revoltados, os parlamentares da esquerda e da extrema-direita, que juntos têm maioria, se uniram e aprovaram uma medida para derrubar o governo.