Notícias

Macron visita Planalto, Itamaraty e Congresso em último dia no Brasil

Em reunião com Lula, os presidentes devem abordar o acordo de livre comércio entre a União Europeia e Mercosul, e a guerra da Rússia na Ucrânia

Da Redação

Lula e Macron em lançamento de terceiro submarino de parceria
Lula e Macron em lançamento de terceiro submarino de parceria
Ricardo Stuckert / PR

Após visitar Belém, no Pará, Itaguaí, no Rio de Janeiro, e São Paulo, o presidente francês Emmanuel Macron desembarca nesta quinta-feira (28) em Brasília para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). 

Lula recebe Macron no Palácio do Planalto a partir das 11h30. Na reunião, os líderes devem abordar o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, além de conflitos que acontecem no mundo, como a guerra da Rússia na Ucrânia. 

“O Mercosul é um péssimo acordo como ele está sendo negociado agora. Esse acordo foi negociado há 20 anos. Eu não defendo esse acordo. Não é o que queremos”, disse. “Deixemos de lado um acordo de 20 anos atrás e construamos um novo acordo, mais responsável, prevendo questões como o clima e a reciprocidade”, destacou.

Além disso, os presidentes vão participar no início da tarde da assinatura de cerca de 30 acordos em áreas como inteligência artificial, saúde, defesa e educação. Após a declaração à imprensa, Lula e Janja oferecerão um almoço a Macron no Palácio do Itamaraty.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais