Notícias

Mais da metade dos médicos reprova atuação do Ministério da Saúde na pandemia

Médicos reprovam atuação do Ministério da Saúde

Da Redação, com Jornal da Band

Uma pesquisa feita com médicos que atuam na linha de frente contra a Covid-19 mostrou que mais da metade dos profissionais reprovam a atuação do Ministério da Saúde na pandemia. As informações são do Jornal da Band.

O levantamento da Associação Médica Brasileira mostra o quanto os profissionais estão expostos ao vírus: 23% já foram infectados pelo coronavírus, número seis vezes maior do que a média brasileira (4%).

E a covid não é a única doença que preocupa. Mais da metade tem sofrido com estresse, ansiedade e exaustão física e emocional.

Os profissionais também opinaram sobre as políticas públicas de combate ao vírus. 8 em cada 10 (81,4%) veem equívoco na desativação dos hospitais de campanha. Apenas 21% desses médicos aprovam a atuação do ministério da Saúde em meio à crise, enquanto 51% avaliaram a pasta com ruim ou péssima, enquanto 26% opinaram como regular. E 91% deles ainda citam interferência negativa das notícias falsas durante a pandemia.

Na hora de medicar os pacientes, mais de um quarto dos entrevistados ainda acredita que a cloroquina e a ivermectina são eficazes – apesar de não existir nenhuma evidência científica que justifique o uso desses medicamentos no combate ao vírus.

Enquanto ainda há divergências no tratamento precoce, uma opinião é quase unânime: 97% acreditam que a vacina é a única forma de combater a doença, vão se imunizar e orientar os pacientes a fazer o mesmo.

Mais notícias

Carregar mais