Após três das principais fabricantes e montadoras do Brasil decretaram férias coletivas nesta segunda-feira (20), a Volkswagen de Taubaté, interior de São Paulo, anunciou a mesma medida nesta tarde. Além da fábrica, General Motors (GM), Hyundai e Stellantis (dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën) suspenderam as linhas de produção e deram férias aos funcionários.
O caso da Volkswagen é semelhante a das outras três, que sofrem com a escassez de componentes e queda nas vendas durante os últimos meses, devido à desaceleração da atividade econômica do Brasil. Segundo a Volkswagen, a medida faz parte do acordo de flexibilidade com o sindicato de trabalhadores da VW. As outras três fábricas da marca operam normalmente.
A Hyundai decretou férias de duas semanas para os trabalhadores de Piracicaba, no interior de São Paulo. Já a GM decretou que os funcionários da produção da picape Chevrolet S10 e áreas correlatas terão férias entre 27 de março e 11 de abril.
A Stellantis informou que as férias serão destinadas aos funcionários de um dos três turnos de Goiana, Pernambuco, a partir de 22 de março, com retorno para 10 de abril. Os outros dois serão liberados a partir do dia 27, até seis de abril.