Notícias

Arthur do Val admite áudio sobre ucranianas: “Erro num momento de empolgação”

Em mensagem vazada, deputado disse que mulheres do país são "fáceis porque são pobres"

Da Redação

O deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, admitiu que as falas machistas e sexistas sobre mulheres ucranianas divulgadas em áudio na última sexta-feira, 04, são de sua autoria. Ele retornou de uma viagem internacional à Ucrânia na manhã deste sábado, 05, onde disse estar em missão humanitária. 

Ainda no aeroporto, ele pediu para que sua fala não seja tirada de contexto. “Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso. O que eu falei foi um erro em um momento de empolgação. A impressão que está passando aqui é que cheguei lá, tinha um monte de gente… Pelo amor de Deus, não é isso. Nem poderia fazer isso. Inclusive, nos áudios, eu falo, ainda que de modo jocoso, em modo informal, falo que não tive tempo para fazer absolutamente nada além da missão. Não tive tempo de tomar banho.”

“Eu fui para fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz, e a impressão que passou é que eu fui fazer outra coisa. Se as pessoas quiserem me julgar pelo o que eu falei, as pessoas têm esse direito. Só peço que entendam o contexto. Uma coisa é o Arthur que foi lá fazer a missão e saiu. Outra coisa é o Arthur que já tinha saúde e mandou um áudio em um grupo privado, com os amigos dele, de forma errada, descabida. Não foi a melhor das posturas, é nítido aquilo. Mas é um áudio privado”, completou. 

Áudio vazado

O deputado estadual e pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos, que foi à Ucrânia alegando que iria prestar auxilio à população local devido ao ataque da Rússia, diz na gravação que as "mulheres ucranianas são fáceis, porque são pobres". 

Ele viajou para a Europa no dia 28 de fevereiro, junto com Renan Santos, do Movimento Brasil Livre (MBL), para acompanhar de perto o conflito. Em suas redes sociais, relatou que chegou a produzir coquetéis molotov para o exército ucraniano.

Após a divulgação do áudio, o pré-candidato ao Planalto Sergio Moro decidiu retirar seu apoio a candidatura de Arthur do Val ao governo de São Paulo

"Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige”, afirmou.

Em nota oficial, a deputada federal e presidente do Podemos, Renata Abreu, disse que as falas nos áudios divulgados são "gravíssimas e inaceitáveis".

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais