Notícias

Manchas de óleo reaparecem em quatro praias da Paraíba

Resíduos são semelhantes aos que foram encontrados no litoral nordestino em 2019

da Redação com BandNews TV 03/01/2022 • 07:06 - Atualizado em 03/01/2022 • 10:54
Integrantes da Capitania dos Portos recolheram os resíduos
Reprodução

Manchas de óleo apareceram, neste início de 2022, em ao menos quatro praias da Região Metropolitana de João Pessoa, no litoral da Paraíba. Por meio de uma força-tarefa, integrantes da Capitania dos Portos se mobilizaram durante o sábado (1º) e o domingo (2) para recolher os resíduos. 

Segundo a Marinha do Brasil, as manchas começaram a aparecer no momento da maré alta. Elas são parecidas com aquelas encontradas em vários estados do nordeste no ano de 2019.  

Ainda não se sabe a origem do óleo. 

As amostras recolhidas devem ser encaminhadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, no Rio de Janeiro.

Investigação da Polícia Federal

A PF informou que a empresa dona do navio, o comandante e o chefe de máquinas serão indiciados. Os nomes dos envolvidos não foram revelados. 

Os custos arcados pelos poderes públicos Federal, Estadual e Municipal foram estimados em R$ 188 milhões. Na ocasião, os estados atingidos foram Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O inquérito policial será analisado pelo poder Judiciário Federal do Rio Grande do Norte e pelo Ministério Público Federal potiguar.

Inscreva-se Para receber nossas novidades

Li e concordo com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade