Notícias

Previsão do tempo: Massa de ar seco ganha força e deve aumentar as temperaturas

Da Redação 17/09/2021 • 11:17 - Atualizado em 17/09/2021 • 12:57
Na capital paulista, o sol volta a aparecer à tarde e a máxima chega aos 25 graus
Na capital paulista, o sol volta a aparecer à tarde e a máxima chega aos 25 graus
Rovena Rosa/Agência Brasil

Uma massa de ar seco ganha força sobre o interior do país e aumenta as temperaturas. A frente fria que está na região Sudeste do país começa a se afastar para alto mar, mas ainda deixa nuvens carregadas em parte do estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo nesta sexta-feira (17). 

Depois de uma quinta-feira fria e chuvosa na cidade de São Paulo, o sol volta a aparecer nesta sexta-feira (17) na capital paulista e a temperatura volta a subir. O dia começa com garoa de manhã. Mas, durante o dia, o sol volta a aparecer entre muitas nuvens. Em São Paulo, a máxima chega aos 25 graus. No final de semana e início da próxima semana, o sol volta a brilhar forte e esquenta mais.

No litoral do estado de SP, os ventos úmidos vindos do mar deixam o céu encoberto e chuvoso. 

No Rio e no Espírito Santo ainda há muitas nuvens carregadas. Na capital fluminense, previsão de pancadas de chuva e máxima de 25 graus.

No interior do país, o dia será de sol. Não há expectativa de chuva na região do norte do Paraná, em boa parte do estado de São Paulo, em Minas Gerais (com exceção ao Vale do Rio Doce e da Zona da Mata mineira), no interior nordestino e em parte do Centro Oeste.

Cuiabá vai ser a capital mais quente do dia, com máxima de 40 graus. Em Aracaju e Recife, faz 28 graus. Em vitória e no Rio de Janeiro, a temperatura fica mais amena - a máxima não passa dos 25 graus. Seguida de Palmas com calor de 39 graus e tempo seco.

No sul, fortes correntes de vento em médios níveis da atmosfera, o chamado cavado meteorológico, também deixa o tempo muito instável entre o norte do Rio Grande do Sul e todo o estado de Santa Catarina, onde há risco de chuva forte, com raios e ventos. A boa notícia para os reservatórios foi que a chuva, especialmente a que caiu na região Sul, ajudou a recuperar um pouco da água disponível no solo.

Deve ter chuva com moderada intensidade e persistente no litoral da Bahia, de Pernambuco e da Paraíba, por causa da entrada de umidade vinda do mar. Nas outras áreas, a chuva cai de forma fraca. Faz sol, com pancadas de chuva rápidas entre o Piauí e o Maranhão e na região Norte.

  • Brasil
  • São Paulo