Notícias

Meganavio Ever Given é desencalhado no Canal de Suez

Da Redação, com BandNews FM e BandNews TV

Após 6 dias encalhado, o meganavio que bloqueava o Canal do Suez volta a navegar nesta segunda-feira (29). A embarcação estava parada na ligação marítima entre a Europa e a Ásia, onde passam cerca de 12% de todo o comércio global. 

O navio da empresa Evergreen tem 400 metros de comprimento, pesa 220 mil toneladas e carrega centenas de contêineres, e desde terça-feira da semana passada, estava encalhado no km 151 do canal. 

A notícia de que rebocadores tinham conseguido mover a embarcação fez com que o preço do petróleo bruto caísse, já que a distribuição global do óleo foi afetada. Empresas especializadas em comércio marítimo estimam que o problema terá perdas econômicas que passam dos R$ 300 bilhões. Para facilitar a operação, houve uma retirada parcial do peso da embarcação para facilitar o trabalho de engenharia. 

Segundo as autoridades do canal, o navio Ever Given teve uma pane e foi arrastado por fortes ventos durante uma tempestade de areia. 

Desde então cerca de 450 navios esperam autorização para passar pelo canal. 

Normalmente, mais de 100 navios cruzam o canal por dia, levando em torno de R$ 54,7 bilhões em mercadorias. Com o bloqueio, alguns navios mudaram a rota para conseguir realizar as entregas e tiveram que dar a volta pela África – o que gera um aumento do preço dos materiais e dos fretes pagos. 

Mais notícias

Carregar mais