Notícias

Mercado BandNews, com Juliana Rosa: IOF será usado para ampliar Bolsa Família

Da Redação, com BandNews FM e BandNews TV

A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, criticou o fato de o governo aumentar o IOF para pagar R$ 1,6 bilhão de Auxílio Brasil em 2021. Para a jornalista, só de verba não obrigatória para os parlamentares, já são quase R$ 20 bilhões.

“Ninguém abre mão do ‘toma-lá-dá-cá’. Temos uma preocupação grande, pois a inflação não para de subir. Por conta disso, há uma dificuldade de renda às famílias mais pobres, e, além disso, o Banco Central tem aumentado os juros para tentar conter a alta dos preços”, avalia ela.

Juliana sinaliza que o encarecimento do crédito é feito justamente para desestimular o consumo. Com a pobreza e o endividamento altos, o governo encarece as operações de crédito. 

“Quem não está no rotativo do cartão, no cheque especial, que atire a primeira pedra”, completa ela, que lembra também que a questão dos precatórios não foi resolvida ainda - e o governo, até agora, só admitiu a dívida.

Há uma conjuntura negativa, entende a colunista, visto que o presidente Jair Bolsonaro não aceitou o tratamento orientado pela ciência, gerando atraso no início do processo de vacinação. 

“Além de todas as dificuldades para sair da pandemia, com a pressão de custo, temos esta confusão política. É difícil mensurar o quanto isso impacta na economia. Brasileiros precisam neste momento de seriedade e responsabilidade, tudo o que não temos tido”, finaliza.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais