O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, enviou na manhã desta quarta-feira (16) o pedido do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de abertura de investigação do apagão à Polícia Federal.
“Enviei na manhã de hoje para a Polícia Federal o pedido do Ministro Alexandre Silveira, relativo à investigação policial sobre a anômala interrupção de energia ocorrida ontem (16)”, disse o ministro da Justiça..
“A providência é necessária em face da ausência de elementos técnicos, até o momento, que expliquem o que ocorreu. Assim, é prudente uma análise mais ampla, inclusive quanto à possibilidade de atos ilícitos”, completou Dino.
Alexandre Silveira anunciou que faria o pedido durante coletiva de imprensa. Segundo ele, é para que o órgão apure eventuais responsabilidades na ocorrência que deixou 25 estados mais o Distrito Federal sem energia elétrica nesta terça-feira (16).
O ministro de Minas e Energia informou que “é extremamente raro o que aconteceu” nesta terça-feira (15). “Mas foi um fato, ocorreu a interrupção no Norte e Nordeste e por uma contingência planejada da ONS, ela minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste para que não houvesse a interrupção total das regiões”, afirmou.
Em entrevista ao programa Bom dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que, até o momento, não há razão que explique a queda de energia que atingiu o país.
“Falei hoje pela manhã cedo com o ministro de Minas e Energia [Alexandre Silveira]. Estamos determinados e cobrando urgência para o detalhamento das causas desse apagão. Não há razão para este apagão”, declarou o ministro.