O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou a abertura de um inquérito da Polícia Federal para investigar a organização criminosa responsável pelas mortes da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes. O objetivo da medida é ampliar a colaboração federal na apuração do crime. O delegado Guilhermo de Paula Machado Catambry será o responsável pelo caso, de acordo com uma portaria publicada pelo político.
No início deste mês, Flávio Dino já havia anunciado que a Polícia Federal iria passar a colaborar com as investigações do Ministério Público sobre os assassinatos. O MP apresentou ao ministro todas as linhas de investigação que já foram analisadas até o momento.
O crime completará cinco anos no próximo mês. Os ex-PMs Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz estão presos e acusados de serem os executores dos assassinatos. A dupla ainda aguarda julgamento pelo júri popular, que segue sem data definida pela Justiça do Rio. Os mandantes do crime ainda são desconhecidos.