O tempo de espera na fila, formada à frente de um pequeno supermercado local, passava das três horas. São Sebastião foi a cidade mais atingida pela pelos temporais e está com acessos bloqueados por conta das chuvas, caso da rodovia Rio-Santos, que teve trechos destruídos.
Entidades e organizações em pronta ajuda
Diversas entidades e organizações têm atuado na arrecadação de donativos, entre elas o Fundo Social de São Paulo. O projeto está arrecadando alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado para uso. As entregas podem ser feitas no depósito do FUSSP, localizado na avenida Marechal Mario Guedes, 301, no bairro do Jaguaré, zona oeste da capital paulista.
A Central Única das Favelas e a FNA-Frente Nacional Antirracista lançaram a Campanha S.O.S São Paulo e estão arrecadando donativos para as pessoas que ainda sofrem as consequências da catástrofe, em especial no litoral norte. Veja como doar.
- Via Pix: doacoes@cufa.com.br;
- Via TED: CNPJ CUFA: 06.052.228/0001-01;
- Bradesco - 237 Ag: 0087 C/C: 3582-3;
- Itaú - 341 Ag: 0402 C/C: 17369-4;
Caixa libera o FGTS
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira (20) que vai liberar o saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade nas cidades de Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião, todos no litoral de São Paulo, atingidos pelas fortes chuvas.
O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a área de residência.