O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou reativar as redes sociais (instagram e twitter) do deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG). A decisão do ministro foi assinada na última terça-feira (24) e publicada nesta quinta (26).
“Da análise individualizada da situação do Deputado Federal eleito, depreende-se ter havido a cessação de divulgação de conteúdos revestidos de ilicitude e tendentes a transgredir a integridade do processo eleitoral e a incentivar a realização de atos antidemocráticos, sendo viável a reativação de seus perfis, mantendo-se, porém, a remoção das postagens irregulares por ele veiculadas”, disse no documento.
Moraes determinou na decisão uma multa caso o deputado eleito faça algum post com fake News. O valor é de R$ 10 mil diarios em caso de descumprimento das determinações do ministro.
Nikolas Ferreira (PL) foi eleito em 2022 para a Câmara dos Deputados como o deputado mais votado do país, com mais de 1,47 milhão de votos. O deputado estava com as contas bloqueadas desde 11 de janeiro.