Notícias

Moraes quer explicação de Bolsonaro e governadores sobre varíola dos macacos

Ministro do STF deu prazo de cinco dias para presidente e governadores se manifestarem sobre ações contra doença

Da redação com BandNews TV

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de cinco dias para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e governadores de estado deem explicações sobre o combate à varíola dos macacos. A decisão desta segunda-feira (15) saiu após sorteio definir o magistrado como relator de ação impetrada pelo PSB.

Moraes solicitou que representantes do Executivo federal e estaduais apresentem um plano nacional de enfrentamento à doença. No mesmo pedido, o ministro solicitou manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e Advocacia-Geral da União (AGU).

A ação do PSB alega que o governo federal repete os mesmos erros cometidos durante a pandemia da covid-19. Segundo o partido, o Planalto demora para agir no que diz respeito às ações necessárias para o enfrentamento à varíola dos macacos, além de desestimular o uso de vacinas.

O PSB também pediu que a União e estados apresentem uma solução para os problemas causados pela varíola dos macacos e um calendário de vacinação para todos os brasileiros.

O pedido do PSB também solicitou que o Brasil seja autossuficiente em vacinas e que o governo federal seja impedido de determinar tratamentos com remédios sem o conhecimento da comunidade científica. Os trechos ainda serão analisados por Moraes.

Tópicos relacionados

  • Jair Bolsonaro
  • Justiça
  • Brasil
  • STF

Mais notícias

Carregar mais