A cantora Cynara, do Quarteto em Cy, morreu aos 78 anos nesta terça-feira (11). A artista estava internada no Hospital Prontocor, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Ela morreu em decorrência de uma insuficiência respiratória.
A página oficial do Quarteto em Cy lamentou a morte da artista. “Foi uma jornada musical incrível, muitos projetos, principalmente, pela família, que foi algo sagrado pra ela”, diz a nota.
Ainda não há informações sobre o velório. Cynara deixa três filhos: João, Irene e Francisco e quatro netos.
Carreira
Cynara e as irmãs Cyva, Cylene e Cybele formaram o grupo vocal ‘Quarteto em Cy’ em 1964. Com o apoio do cantor e compositor Vinícius de Moraes, o grupo interpretou grandes compositores do cenário nacional.
O sucesso veio após Cynara e Cybele saírem do grupo e passarem a se apresentarem como dupla. As duas fizeram sucesso com a canção “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque no Festival Internacional da Canção em 1968.
Após breve hiato, o grupo retomou as atividades em 1972 com Cyva, Cynara, Dorinha e Sonya. Dorinha se afastou por saúde em 1980 e foi substituída por Cybele, que permaneceu no grupo até 2013. A irmã morreu em 2014, aos 74 anos, vítima de uma isquemia pulmonar.
O grupo seguiu publicando álbuns e participando de atividades culturais até 2018.