Notícias

Morre Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, aos 87 anos

Arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Cláudio Hummes lutava contra um câncer de pulmão

Da redação

Dom Cláudio Hummes lutava contra câncer no pulmão Renato Araújo/Agência Brasil
Dom Cláudio Hummes lutava contra câncer no pulmão
Renato Araújo/Agência Brasil

Morreu o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, nesta segunda-feira (04), aos 87 anos, vítima de câncer no pulmão. A informação foi confirmada por meio de uma nota assinada pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.

“Comunico, com grande pesar, o falecimento do Eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, no dia de hoje, com a idade de 88 anos incompletos, após prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus”, disse o arcebispo.

O corpo de Hummes será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão celebradas missas em diversos horários, que serão divulgados em breve.

Nascido em Salvador do Sul (RS), em 08.08.1934, entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores; recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958. Ele também foi bispo diocesano de Santo André (SP), arcebispo de Fortaleza e arcebispo de São Paulo.

Hummes também trabalhou ao lado do papa Bento XVI, em Roma, como prefeito da Congregação para o Clero, de 2006 a 2011. De volta ao Brasil, ocupou a função de presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

Tópicos relacionados

  • Brasil
  • São Paulo
  • Eletromidia

Mais notícias

Carregar mais