Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética e o político que encerrou a Guerra Fria sem violência morreu aos 91 anos, disseram agências de notícias russas nesta terça-feira (30), segundo autoridades de hospitais. Em 1990, o ex-líder ganhou o Prêmio Nobel da Paz.
Gorbatchev nasceu na Rússia em março de 1931. Como presidente, aplicou dois planos de reforma na União Soviética. Foi chefe de estado do país de 1988 a 1991. Foi na noite de natal de 25 de dezembro de 1991 que o então presidente da União Soviética e secretário geral do Partido Comunista, Mikhail Gorbachev, entregava o cargo como chefe de estado e declarava o fim da união entre países.
Gorbachev foi um dos críticos mais contundentes do atual presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Em entrevista ao BandNews TV, o especialista em Rússia, Angelo Segrillo ressaltou a importância histórica de Gorbachev na União Soviética.
“Gorbachev foi um homem que literalmente mudou o mundo. Com a Perestroika na União Soviética, ele não só modificou aquele sistema que tinha muitos anos, quase 70 anos, como afetou também a relação daquela país com os Estados Unidos e o resto do mundo. Se vivia naquela época um mundo bipolar de dois grandes xerifões com os Estados Unidos e a união soviética. E o final da União Soviética trouxe uma mudança geopolítica imensa no mundo, um mundo novo em que vivemos hoje e cheio de desafios também”, explicou.